Eletroquimioterapia

A Eletroquimioterapia é uma técnica utiliza dois princípios: a quimioterapia e a eletroporação. O tratamento consiste no uso de um quimioterápico específico associado à impulsos elétricos que favorecem a entrada da medicação no interior da célula, dessa forma seu efeito é altamente potencializado.

As vantagens do tratamento com a eletroquimioterapia são ínumeras, pois ela pode ser utilizada como único tratamento em alguns casos, ou associada à outros protocolos já utilizados no paciente, como a quimioterapia convencional ou até mesmo cirurgias. Além disso, a técnica não apresenta efeitos colaterais sistêmicos, seus efeitos são apenas locais.

O tratamento pode ser usado para diversos tipos de neoplasias, como mastocitomas, melanomas, carcinomas, entre outros. Principalmente em casos onde o local do tumor não permite que se executem cirurgias com margens muito grandes, como por exemplo, cavidade oral, focinho, membros, regiões como vulva, perianal, pálpebras, pavilhão auricular, etc.

Além de ser uma terapia muito eficaz, muitas vezes é necessária apenas uma aplicação, dependendo do caso. Isso torna a técnica bem mais econômica se comparado à sessões de radioterapia por exemplo.

Olá, você precisa de ajuda?